Da SACA (Sociedade Amigada Contra Ambição), uma sociedade idealizada pelo escritor riopretano Nilton Rocha, em Felisberto Caldeira (hoje São Gonçalo do Rio Preto), terminada talvez na década de 80, publicaram-se alguns restos de um jornalzinho, o qual sustenta uma data de 6-4-1975.
Há algum tempo ganhei essa publicação de minha mãe, Alguns Restos do Jornalzinho da SACA, por isso em algumas páginas da mesma existem alguns escritos que ela fez, alheios à obra, mas preferi não os retirar para deixar tudo 100% original. São 34 páginas, da 31 à 64 (o leitor atento notará que o número 54 se repete em duas páginas; mas apenas o número, pois os seus conteúdos são diferentes; logo, não existe o número de página 55).
Para baixar Alguns Restos do Jornalzinho da SACA (9,18 MB):
Textos de suas páginas 34 e 64, respectivamente:
“Hoje tenho certeza na compreensão desta comissão e de todo o povo de minha terra. Não quis ser contra ninguém, apenas tive sede de enxergar nossa pequena cidade grande, unida, com todos sorrindo de mãos dadas. Porque, criticar é necessário para construir, e depois, águas passadas não tocam moinhos.”
“Paz com a consciência, com o tempo, com o céu, com o inferno.
Paz com o que está errado, paz com o que está certo, paz com a política, com o governo, com o futebol.”
Na imagem abaixo está o saudoso Nilton Rocha, que era “Um idealista, limpo, honesto, acredito, busco a PAZ” (nas próprias palavras dele, p. 58 da publicação citada acima).
Talvez, estava o Nilton escrevendo um dos seus textos nesse dia, na sede da SACA, cuja placa se vê pregada na parede atrás dele.